GPEC / Grupo de Pesquisa em Finanças e Economia Comportamental / CNPQ

 

Marca-fundo-bco

Grupo de pesquisa localizado na Faculdade de Tecnologia da UnB com o objetivo de reunir pesquisadores na área em todo o Brasil e desenvolver pesquisas inovadoras baseadas fundamentalmente em metodologias experimentais.

Saiba mais sobre a área de economia e finanças comportamentais em: www.economiacomportamental.org/blog e www.economiacomportamental.org/guia

Maiores informações: gpec@economiacomportamental.org

Promoção: Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília

Lideres do grupo: Flávia Ávia,  Prof. Marcia Longen Zindel, Prof. Jose Ricardo Silva

 


Está chegando o primeiro encontro oficial dos membros do GPEC!

Será nesta quarta-feira 14/09 às 19hrs na Faculdade de Tecnologia da Unb (Sala DT 77, em frente a secretaria do curso).

Esse primeiro encontro será aberto a todos os interessados. Na reunião daremos mais detalhes dos próximos passos.

O cronograma será publicado aqui em breve!

Slide1

 


 

O que é a Economia Comportamental?

A Economia Comportamental é uma disciplina relativamente nova, decorrente da incorporação, pela economia, de desenvolvimentos teóricos e descobertas empíricas no campo da psicologia, da neurociência e de outras ciências sociais. Seus pesquisadores partem de uma crítica à abordagem econômica tradicional, apoiada na concepção do “homo economicus’ que é descrito como um tomador de decisão racional, ponderado, centrado no interesse pessoal e com capacidade ilimitada de processar informações.

Em contraposição a essa visão tradicional, a Economia Comportamental sugere que a realidade é diferente: As pessoas decidem com base em hábitos, experiência pessoal e regras práticas simplificadas. Aceitam soluções apenas satisfatórias, buscam rapidez no processo decisório, tem dificuldade em equilibrar interesses de curto e longo prazo e são fortemente influenciadas por fatores emocionais e pelo comportamentos dos outros. Os economistas comportamentais buscam entender e modelar as decisões individuais e dos mercados a partir dessa visão alternativa a respeito das pessoas. Influências psicológicas, emocionais, conscientes e inconscientes que afetam o ser humano em suas escolhas, são tentativamente incorporadas aos modelos.

A Economia Comportamental propõe-se a entender e modelar as decisões dos agentes de forma mais realista.

O método experimental é a ferramenta mais utilizada pelos economistas comportamentais em sua investigação empírica sobre esses desvios em relação à ação racional.

Fonte: www.economiacomportamental.org


Palestra de Abertura

Favor confirmar presença enviando um email para gpec@economiacomportamental.org com nome, formação, idade e email.

Slide1