Blog

 Por Ana Baraldi 

 

 Ouvimos muito como os nudges podem nos ajudar a tomar boas decisões no dia a dia e hoje queremos contar de um experimento que tinha como foco uma mudança de comportamento que pode trazer muitas consequências: dirigir depois de ingerir bebida alcóolica.

 

A Heineken junto com a InBehavior Lab realizou um experimento baseado na economia comportamental (ou ciências comportamentais) em Outubro de 2018 em 18 bares de São Paulo e Porto Alegre, com aplicação de nudges para influenciar a decisão sobre beber ou não naquela noite. Com as intervenções foi encontrada uma redução de 25,2% no número de motoristas que beberam e dirigiram. É possível ver o vídeo final do experimento nesse link.

 

Esse tema é super relevante porque em uma pesquisa realizada em 2017 pela própria Heineken se constatou que 68% dos motoristas relataram já ter dirigido depois de beber bebidas alcoólicas, muitas vezes influenciados pelos amigos ou por excesso de confiança, vieses muito conhecidos nossos por aqui, certo?

 

A ideia principal do experimento era inverter o peer pressure negativo dos amigos que ficam incentivando os motoristas a beberem para um ambiente que valorizasse a decisão dos motoristas que escolheram dirigir e não beber

Foram colocados 20 nudges no ambiente do bar, em vários lugares que poderiam estar presentes no processo de decisão de compra do motorista: no banheiro, no valet, nas mesas, no discurso da equipe que trabalha no bar, entre outros. Com destaque principal para o juramento do motorista, um pequeno pedaço de papel no qual o motorista se comprometia publicamente a não beber nada com álcool naquela noite. 

 

Com a intervenção foi possível perceber que pequenas mudanças no ambiente podem gerar uma mudança de comportamento enorme e nesse caso, com relevância estatística e todo o cuidado acadêmico que um experimento deve passar. O experimento foi apresentado recentemente no 6º Encontro Brasileiro de Economia e Finanças Comportamentais e em breve divulgaremos o artigo completo por aqui.

 

 

 

 

O estudo completo foi apresentado e publicado esse ano no 6o Encontro de Economia e Finanças Comportamentais da FGV e pode ser conferido abaixo na íntegra:

Artigo BBE FGV- Bebida e Direção Heineken com-Nudges_2019pdf (1746 downloads)

 


Tags: , , , , ,

Envie seu Comentário