Escolha Ativa Reforçada (Enhanced Active Choice)

Destaca o fato de que, quando uma decisão precisa ser feita, aumenta-se a atenção no processo de tomada de decisão. Isto é especialmente útil para as escolhas que são tipicamente passivas (por exemplo, receber uma vacina da gripe, renovar um plano de saúde ou de academia, doação de órgãos). Para realizar uma escolha ativa reforçada, apresenta-se algumas opções de escolha que destacam o custo de se escolher o “não”.

Exemplo:

Ao invés de esperar que as pessoas apareçam em uma clínica para receberem uma vacina contra a gripe, eles poderiam ser perguntadas diretamente se pretendem ser vacinados (escolha ativa), ok, até aqui nenhuma novidade, mas e se, como alternativa, as pessoas recebessem essas duas opções abaixo?

a) sim, gostaria de tomar uma vacina contra a gripe e proteger a mim e a minha família, ou

b) não, estou disposto a colocar a mim e a minha família ao risco de doenças.

A probabilidade de obter uma vacina contra a gripe deve aumentar com a escolha ativa, e aumentar ainda mais com a escolha ativa reforçada.

Referência:

KELLER, P.; HARLMA, B.; LOEWENSTEIN, G.; VOLPP, K. Enhanced active choice: A new method to motivate behavior change. Journal of Consumer Psychology, v. 21 (4), 376-383.

Online course: Behavioural economics in Action – EDX  (2013) 

 

Voltar