Framing

O efeito de framing se refere ao fato que a escolha é influenciada pela forma como o problema é expresso. Muitas vezes, as pessoas são influenciadas pelo formato do problema, assim, elas acabam respondendo de forma diferente dependendo de como este foi apresentado. Observa-se que esse impacto é particularmente significativo se o problema for desenhado de forma a evidenciar ganhos ou perdas.

Exemplo:

Um exemplo clássico do Kahneman e Tversky (1979) é sobre a forma de comunicar o impacto de uma epidemia na cidade.

Existem dois programas para se combater determinada doença que infectou 600 pessoas e você deve escolher entre um deles:

Caso escolha o programa A, 200 pessoas são salvas. Caso escolha o programa B, existe a chance de um terço de se salvar 600 pessoas e a chance de dois terços de todas morrerem. Qual programa você escolheria?

A maioria das pessoas escolhe a opção A. No entanto, se o problema for formulado como a escolha entre o programa C, que causa a morte de 400 pessoas e o programa D, que causa a morte de 600 com dois terços de chance e salva as 600 com um terço de chance, muitas pessoas escolhem a opção D. O problema é o mesmo, apenas formulado de forma diferente e isso influenciou a escolha de muitas pessoas. 

Framing

Referência:

Kahneman, D. (2011). Thinking Fast and Slow, Allen Lane 2011

Kahneman, D., & Tversky, A. (Eds.) (2000) Choices, values and frames. New York: Cambridge University Press.

Kahneman, D., Slovic, P., & Tversky, A. (1982) Judgment Under Uncertainty: Heuristics and Biases. New York: Cambridge University Press.

KAHNEMAN, D.;TVERSKY, A. Prospect Theory: Na Analysis of Decision under Risk. Econometrica, v. 47 (2), p. 263-291, 1979.

 

Voltar