Blog

Em 14/7/2014 Dan Ariely, professor da Duke University e um dos mais importantes pesquisadores da área de Economia Comportamental, ministrou palestra no Insper, a convite da Fundação Estudar.

Ariely, que é autor do best-seller Predictably Irrational, falou durante meia hora sobre “Desonestidade”, e dedicou o restante de sua apresentação para responder às muitas perguntas da audiência. Ele partiu dos casos reais de dois grandes fraudadores, descrevendo seu comportamento no campo dos negócios e como percebiam esse comportamento.

Ariely passou em seguida a analisar a “rampa escorregadia” representada pela tendência das pessoas em geral a cometer pequenas fraudes. Com base na evidência de muitos experimentos, mostrou que a grande maioria das pessoas pratica pequenos atos desonestos, ao mesmo tempo que desenvolve a habilidade de racionalizar seu mau comportamento, com diferentes argumentos.

Ariely questionou assim a noção convencional de que a desonestidade provem de uma análise de custo-benefício, em que o indivíduo estima que as vantagens de uma fraude superam seus custos (inclusive do ponto de vista psicológico) e a probabilidade de punição.

O palestrante atribui esse comportamento a conflitos de interesse, decorrentes do fato de que as pessoas tem duas metas potencialmente antagônicas: extrair benefícios da fraude, mas, ao mesmo tempo, olhar-se a si mesmas no espelho e sentir-se bem. Isso leva à definição de um fator “fudge”, em que as pessoas estão dispostas as cometer pequenas fraudes até o ponto em que ainda conseguirão pensar sobre si mesmas como pessoas honestas.

3 Comentários

  1. Enedino Neres da Cruz Junior

    Foi feita alguma gravação do encontro que eu possa acessar?

    Responder

Envie seu Comentário