Blog

Muita gente (muita gente mesmo) tem nos perguntado sobre indicações de leitura para quem está começando a se interessar na área ou considerando até um mergulho mais profundo nas áreas de Economia Comportamental e Experimental. Por isso estamos animados em compartilhar com vocês o novo Behavioral Economics Guide 2015, além de resgatar a versão 2014 do mesmo guia.

O lançamento do Behavioral Economics Guide 2014 teve uma ampla repercussão em diversos países por ser um guia completo da área para iniciantes, em formato fácil de ler e distribuído de forma ampla gratuitamente. E o novo Behavioral Economics Guide 2015 segue a mesma linha, ao dar um panorama geral da área e discutir temas fundamentais (aplicações para políticas públicas/nugde/metodologias), mas ainda vai além ao trazer um viés prático para interessados em incorporar suas ferramentas na solução de problemas reais em empresas e organizações de todos os tipos.

Enquanto o guia 2014 trouxe pessoas chaves da área como o renomado professor George Lowenstein e o publicitário Rory Sutherland, o guia de 2015 não deixa por menos e tem sua introdução feita pelo professor Dan Ariely, autor de best-sellers na área (Previsivelmente Irracional (2008), Positivamente Irracional (2010) e A Mais Pura Verdade sobre Desonestidade (2012)) e um dos grandes destaques por promover a área com seu jeito didático, fácil e divertido.

O Guia pode ser dividido em quatro partes principais:

Primeira parte:  contextualiza a área atualmente e suas conquistas, depois da um panorama do campo da ciência comportamental e dos temas recentes que têm sido discutidos no último ano, trazendo uma mescla de teoria e prática. Traz também uma sessão que fornece um passo a passo para desenhar intervenções e discute como medir se elas estão realmente funcionando.

Segunda parte: aborda uma lista de conceitos atualizada com base no Behavioral Economics Guide 2014, com os principais temas e conceitos da Economia Comportamental.

Terceira parte:  oferece diversos recursos e referências de consulta num mesmo lugar. Por exemplo, há uma lista de todas as TED Talks relacionadas até o momento, além de revistas, periódicos acadêmicos e programas de pós-graduação em todo mundo em áreas relacionadas.

Quarta parte: traz artigos interessantes de praticantes da área de diversos setores, dando novas perspectivas que vão desde sua aplicação para marketing e publicidade a políticas públicas e regulação.

O Guia é distribuído gratuitamente e tem a grande vantagem de reunir em um mesmo local uma discussão rica de temas recentes, ferramentas e conceitos principais apresentados por co-autores de renome tanto da área acadêmica quanto do mercado.

Infelizmente até o momento só temos referências como essa em inglês, mas brevemente teremos novidades!

 

Baixe agora:

Behavioral Economics Guide 2015 (Teoria e Prática)

Behavioral Economics Guide 2014 (Introdução à Economia Comportamental)

 

BEGUIDE 2015
Tags: , , , , , ,

Envie seu Comentário