Blog

Bem-vindos ao nosso site e blog!

Lançamos hoje esse projeto que foi desenhado e concebido com muito cuidado e suporte de várias partes com a intenção de divulgar essa área ainda tão pouco conhecida no Brasil, a Economia Comportamental!

Primeiro queria contar para vocês um pouco sobre como surgiu a motivação para o site. Sou uma apaixonada e leitora do tema há alguns anos, trabalhei com experimentos/pilotos desde muito nova em telecom e no final de 2010 decidi dar uma pausa na minha vida profissional aqui no Brasil, depois de 7 anos trabalhando, e embarcar no desafio de um mestrado em Economia em 2011. Foi quando escolhi a University of Nottingham e o CeDEX group, um grupo que estava acompanhando e era referência nessa área.  Durante o mestrado me apaixonei ainda mais pelo tema e vivi com todo o grupo um momento de explosão do assunto em diversos países chaves como EUA, Inglaterra e toda a Europa.

Mal sabia que essa explosão não tinha chegado no Brasil.

Voltei no final do ano passado e levei um susto. As grandes empresas pouco ou nada sabiam sobre o assunto, nem o setor público, tampouco o terceiro setor. Temos pouquíssimas pessoas pesquisando a área por aqui, sem dúvidas fantásticas, mas poucas. Não tinha planos de começar um projeto de divulgação da área, ou uma vida mais acadêmica, mas aconteceu. Não preciso dizer que considero essa área uma área chave tanto para esses setores, como para a Economia no geral.

Assim surge o projeto desse site! Espero que vocês gostem e este se torne um ambiente rico para todos os amantes da área, e para aqueles que ainda não a conhecem e que se apaixonarão.

A área de Economia Comportamental passa por um momento delicado, onde tem acontecido um crescimento explosivo de especialistas no assunto, ainda sem um background sólido, o que gera algum desconforto. Além disso, de certa forma cresce uma polêmica sobre sua forma de agir e influenciar pessoas. Espero que nós consigamos entender e nos envolver nesse cenário e ajudar a esclarecer e sensibilizar as pessoas, especialmente, naqueles pontos mais críticos.

O site surge com dois Blogs, um em português e outro em inglês. O chamado Blog será nosso Blog em português para todos os colaboradores nacionais e convidados, enquanto o Blog Gringo, como leva a entender o nome, será escrito pelos nossos colaboradores internacionais. Eventualmente, alguns posts do Blog Gringo serão traduzidos para português e postados no Blog Local.

Gostaria também de agradecer a todos os colaboradores, nacionais e internacionais, que participam dessa inciativa e que tornaram esse projeto possível. Em especial, meus agradecimentos ao Marcos Paulo Coutinho da DOIS79 Design que nos ajudou no design do site.

O nosso principal objetivo é que esse seja um local de divulgação e de troca de experiências em Economia Comportamental e que vocês nos ajudem a alimentar o site de informações consistentes e importantes sobre o assunto. Conto com vocês!

É isso, divirtam-se e sejam bem-vindos!

Flávia Ávila

Um Comentário

  1. Rodrigo

    Prezada Flávia, boa tarde!

    Parabéns pelo blog! Acredito que o blog seja um grande passo para que o assunto seja disseminado no Brasil de forma mais rápida e tenhamos mais pesquisas a respeito.

    Grande iniciativa!

    Abraços

    Rodrigo (Economista)

    Responder

Envie seu Comentário