Blog

Estudo busca sentido no que influencia as decisões cotidianas

As disciplinas dedicadas à psicologia comportamental dentro do contexto de negócios sempre tiveram uma alta reputação acadêmica. Contudo, chega o momento em que as empresas e consultorias estratégicas também devem reconhecer essa mudança fundamental no setor; é preciso revisar sua sabedoria de mercado e renovar princípios. O KES – Knowledge Exchange Sessions de 22 de novembro se debruça sobre o tema para provar que, ao seguir parâmetros comportamentais, as marcas conseguem se tornar insubstituíveis não apenas no coração, mas no dia a dia dos consumidores.

Segundo as novas teorias econômicas baseadas em estudos de neurocientistas, antropólogos, psicólogos, estatísticos, físicos e economistas, existem muitos fatores irracionais que influenciam as decisões e comportamentos dos seres humanos. Foi através dessa união de áreas diferentes que surgiu o estudo da economia comportamental, que busca compreender como vieses de cognição e conduta influenciam a tomada de decisões e o comportamento das pessoas.

Por exemplo, uma simples reformulação na comunicação, como a mudança de abordagem das perguntas de um formulário, pode alterar o padrão de resposta, já que muda a forma em que a mente é usada para a decisão. Ou ainda, a incorporação de elementos como empatia e altruísmo em campanhas em que o consumidor paga com ‘boas ações’. Estes e outros princípios da Economia Comportamental têm a capacidade de mudar completamente a forma como as pessoas se sentem diante de uma experiência.

Para aprofundar o tema e demonstrar como o comportamento afeta a maneira como as pessoas trabalham, se relacionam, investem e tomam decisões, a convidada do keynote “Behavioural Economics” do KES será a cientista comportamental Francesca Gino, professora da Harvard Business School. Francesca irá explorar decisões inconsistentes, que costumam ser ignoradas tanto em situações específicas quanto as de caráter mais amplo, como as relações humanas. Junto com os participantes, ela vai ajudar a identificar e evitar essas influências, em busca de escolhas mais assertivas.

Na sequência, para levar esta discussão para a prática, o KES recebe Flávia Ávila, consultora pioneira no Brasil especializada em aplicar Economia Comportamental para entender como consumidores, pessoas e organizações fazem escolhas.

Francesca Gino

Cientista Comportamental e professora de administração de empresas em Negociação, Organizações & Unidade de Mercados da Faculdade de Administração de Harvard. Escreveu o livro Sidetracked: Why Our Decisions Get Derailed, and How We Can Stick to the Plan. Sua pesquisa foca em julgamentos e tomadas de decisões, negociações, ética, motivação, produtividade e criatividade, e explica o que podemos fazer para seguir nossos planos — no trabalho, em nossa vida pessoal e enquanto organizações.

Flávia Ávila
Economista Comportamental, fundadora do site EconomiaComportamental.org e da InBehavior Lab. Professora e Coordenadora do MBA em Economia Comportamental da ESPM, mestre em Economia Comportamental pelo CeDEx – Centre for Decision Research and Experimental Economics UoN e doutoranda em Economia na Unb. Idealizadora do Guia de Economia Comportamental e Experimental. Possui mais de 10 anos de experiência prática em estudos experimentais sobre o comportamento humano, sendo sete destes em áreas de inteligência de marketing, consultoria interna e planejamento de empresas de grande porte.

Serviço (confirme sua presença até 18/11)
Data: 22 de novembro de 2016
Horário: 8h às 11h50
Local: Casa Itaim

O KES – Knowledge Exchange Sessions – é uma plataforma de conteúdo de inovação baseada em tecnologia, comportamento e criatividade. Seus encontros reúnem altos executivos de diversos setores da economia para aproximá-los de conteúdos sobre inovação. O principal objetivo é abordar temas mais atuais da nova economia, como Big Data, Internet das Coisas, Sharing Economy, Movimento Maker, Behavioral Economics, Smart Humans, novos modelos de negócios, entre outros. A curadoria do KES conta com especialistas renomados, como Carla Mayumi, sócia-fundadora da The Mob; Maria Juliana, sócia-fundadora e CEO da The Mob. O empresário Ricardo Al Makul, é o CEO e idealizador do KES.

Informações para a Imprensa
CDN Comunicação
Letícia Diniz 11-3643-2714  / leticia.diniz@cdn.com.br

Arte Behavioral

http://www.segs.com.br/seguros/41870-negocios-apostam-na-economia-comportamental.html


Tags:

Envie seu Comentário