Blog

Em uma entrevista recente, o presidente mundial do Banco Mundial, Jim Yong Kim, fez um comentário curioso e quase confessional sobre a questão da Economia Comportamental:

“Se você fosse para a Ogilvy ou qualquer uma dessas grandes empresas de relações públicas e lhes entregasse esse relatório, eu acho que eles iriam rir da nossa cara. Quero dizer, no sentido de que eles já vem utilizando esses insights muito agressivamente há muito tempo”

Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial

De fato, enquanto as iniciativas de aplicação de Behavioral Economics no setor público são relativamente recentes, várias agências e consultorias já vem colocando esses insights em prática.

Uma das mais interessantes empresas que está fazendo isso é a britânica BrainJuicer, que segundo as próprias palavras, é “uma agência incomum, reinventando a pesquisa de mercado para ajudar clientes a entender melhor e prever o comportamento das pessoas”. A agência pode ser considerada uma das referências na aplicação de Behavioral Economics na vida real e frequentemente publica ótimos guias e informações em seu site.

No próximo dia 15 de Abril (Quarta-feira), às 14:00h (Horário de Brasília), a agência fará um de seus webinars (abertos e gratuitos) sobre a Investigação de Vieses Culturais na Ciência Comportamental. Trocando em miúdos, a apresentação falará sobre o seguinte:

“A psicologia acadêmica forma a base da ciência comportamental. Mas se a maior parte dos seus mais importantes estudos estão baseados em estudantes afluentes de universidades norte-americanas, quão representativos eles são?

Estudos acadêmicos são frequentemente criticados por serem WEIRD (acrônimo que, traduzido livremente do inglês, significa Ocidental, Instruído, Industrializado, Rico e Democrático). Mas em uma economia globalizada, consumidores que atendem a estas cinco características são exceções. Como saber se estamos aplicando uma lei universal da psicologia humana – ou uma específica de determinada cultura? Todos fazemos decisões rápida e emocionalmente – mas o que as dispara é diferente em países como China, Índia ou Brasil.”

O debate é sobre como (e se) a cultura de determinado país influencia ou não resultados de experimentos da área, testando alguns dos mais comuns princípios comportamentais, para ver como funcionam com pessoas de países como Brasil, China ou Índia.  Imperdível. #ficaadica #economiacomportamental

Para se inscrever no webinar, é só seguir esse link.

Envie seu Comentário