Nossos Colaboradores

Colaboradores Nacionais

FAvila

Lattes Linkedin Facebook Twitter

Flávia Ávila

Fundadora da consultoria InBehavior Lab e do site EconomiaComportamental.org. Economista, mestre em Economia Comportamental pelo CeDEx – Centre for Decision Research and Experimental Economics UoN – um dos um dos principais centros de pesquisa em Economia Comportamental e Experimental da Europa. Possui mais de 15 anos de experiência prática em estudos experimentais sobre o comportamento humano, individual e em grupo, sendo 7 destes em posições corporativas em áreas de consultoria interna, planejamento de marketing e inteligência de preços de empresas de grande porte. Idealizadora e co-organizadora do “Guia de Economia Comportamental e Experimental” . Coordenadora do MBA em Economia Comportamental da ESPM, primeira pós-graduação no tema no Brasil, e professora da instituição.

Ana Maria Bianchi
Lattes

Ana Maria Bianchi

Professora aposentada da Universidade de São Paulo, onde ingressou em 1976 e obteve os títulos de livre docente e professora titular. Bacharel e licenciada em ciências sociais pela PUC de São Paulo, fez mestrado e doutorado em sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Suas linhas de pesquisa são metodologia econômica, história do pensamento econômico e economia comportamental. Publicou mais de 50 títulos, entre livros, capítulos e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Foi co-organizadora do “Guia de Economia Comportamental e Experimental”.

Roberta Muramatsu
Lattes Linkedin

Roberta Muramatsu

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1996) e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1999) e PhD em Economia pela Universidade Erasmus em Roterdã (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora em regime parcial no Insper São Paulo. Tem experiência na área de Economia e História do Pensamento Econômico, com ênfase em filosofia (metodologia) econômica e economia comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: a teoria da escolha, a relação mente e cerébro, as perspectivas da neuroeconomia, e as interações entre instituições, racionalidade e comportamento econômico. Tem artigos publicados pelo Journal of Economic Psychology, Journal of Economic Methodology, Revista de Economia ANPEC, Revista de Economia Política e Revista Estudos Econômicos.

Marcos Avila
Lattes

Marcos Avila

Ph. D. em Administração pela Stern School of Business, New York University, M.Sc. em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e B.Sc. em Engenharia de Produção também pela UFRJ. Professor Associado do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua em ensino e pesquisa, com foco nos seguintes temas: Behavioral Accounting, Pricing, Custos Gerenciais, Julgamento e Tomada de Decisão.

Silvinha Vasconcelos

Silvinha Vasconcelos

Doutora em Economia pelo PIMES/UFPE, Mestre em Economia Rural pela UFRGS  e Graduada em Economia pela UFJF, é atualmente Professora Associada da Faculdade de Economia da UFJF. Seus estudos recentes buscam relacionar os aspectos comportamentais de decisões com fins ilícitos, utilizando as contribuições da Teoria dos Jogos Comportamental.

Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar

Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar

Pós doutorado – Laboratory of Neuromodulation – Harvard University (2010), doutorado (2004) e mestrado (2000) pela FEA – USP (2004), graduação em Psicologia pela PUC-SP 1975). Pesquisadora e professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na graduação e no Programa de Pós-Graduação, ambos em Ciências Contábeis. Professora em curso de especialização na ECA-USP. Pesquisa temas relacionados ao processo decisório. Lidera projetos de pesquisa sob temas relacionados à decisão, com participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. É co-autora de livro. É autora de capítulo de livro. Desenvolve trabalhos de consultoria e de assessoria para empresas. Experiência profissional como gestora. Desenvolve trabalhos de consultoria.

Ana Carolina Trousdell Franceschini
Lattes Linkedin

Ana Carolina Trousdell Franceschini

Doutora e Mestre em Economia Comportamental e Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP-USP). Graduada em Ciências Econômicas (Universidade Estadual Paulista – UNESP) e em Psicologia (USP), possui MBA em Finanças Corporativas (FIA/USP) e especialização em Negociação (FGV-SP). Experiência profissional em Fusões e Aquisições de Empresas e derivativos estruturados, no Brasil e Estados Unidos. Professora da ESPM e do Reed College (Portland, OR, Estados Unidos), onde desenvolve pesquisa experimental sobre os efeitos da aversão a perdas (impostos e cortes salariais) sobre comportamentos de trabalhar e consumir, utilizando um procedimento de economias de tokens.

Felipe Augusto de Araujo
Lattes Linkedin

Felipe Augusto de Araújo

Doutorando em economia na University of Pittsburgh. Graduado em economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Suas áreas de pesquisa são: economia experimental, economia comportamental, desenvolvimento econômico e microeconomia. Atualmente se dedica a investigar como motivações não-pecuniárias (reciprocidade, altruísmo, etc.) interagem com motivações pecuniárias (ganho financeiro) em diferentes contextos.

Diogo Conque Seco Ferreira
Lattes

Diogo Conque Seco Ferreira

Pós doutoral na Tilburg University, Holanda, em 2013/2014, com estudos em Psicologia Econômica. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Ciências do Comportamento (2008), também pela Universidade de Brasília, com ênfase em estudos sobre o comportamento do consumidor. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação, e Psicologia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação do comportamento econômico, efeitos de contexto sobre julgamento e tomada de decisão e o uso de Dilemas Sociais na investigação de comportamento humano complexo.

Bernardo Nunes

Bernardo Nunes

Doutor em Economia pela Universidade de Stirling, Mestre em Finanças pela Nova School of Business and Economics e Mestre em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS, Bernardo é um entusiasta da combinação entre ciência comportamental, análise de dados e inovações digitais para melhorar o comportamento do consumidor e sua situação financeira. Ele ajuda entidades reguladoras e empresas privadas a obter insights de seus dados e transformá-los em decisões empiricamente informadas. Bernardo é gestor de investimentos aprovado pela certificação de Gestores Anbima – CGA desde 2009.

Guilherme Lima

Guilherme Lima

MBA pela Universidade da Carolina do Norte – Chapel Hill (2001). Bacharel em Engenharia de Produção pela UFRJ (1996). Sócio-fundador da Ponto Futuro Consultoria Estratégica. Consultor de empresas desde 2000, com foco em projetos de estratégia, planejamento, desenvolvimento de negócios e marketing quantitativo para empresas em diferentes segmentos, em especial no setor de energia, serviços financeiros e de meios de pagamento. Mentor do módulo REP para o curso de graduação em Administração de Empresas do Insper entre 2013 e 2014. Professor da cadeira de “Pensamento Crítico” para os programas customizados da Educação Executiva do Insper. Membro do Conselho de Administração da Viver Incorporadora e Construtora. Atuou, entre outras empresas, na A.T. Kearney, Roland Berger, MasterCard e Shell Brasil.

Frederike Monika Budiner Mette
Lattes

Frederike Monika Budiner Mette

Graduada em Ciências Atuariais pela UFRGS, especialista em Economia e Finanças pelo PPGE/UFRGS, Mestre pela Escola de Administração com ênfase em Finanças e Contabilidade (PPGA/UFRGS) e Doutora em Administração com ênfase em Marketing pela UNISINOS (término previsto para abril/16), com doutorado sanduíche pela University of Oxford (2015). Tem experiência também na área atuarial, é consultora e analista financeira da J&M Investimentos, escritório especializado na área de finanças corporativas, como valuation de empresas e consultoria de investimentos. Professora da Unifin e ESPM Sul nas disciplinas relacionadas a área de finanças. Atualmente é pesquisadora nas áreas de Psicologia Econômica, Comportamento do Consumidor Endividado, Educação Financeira e Finanças Comportamentais.

Fernando Meneguin

Fernando Meneguin

Graduado em Matemática e Direito. Mestre em Economia do Setor Público e Doutor em Economia pela Universidade de Brasília-UnB. Pós-doutorado em Ciência Política na UFMG. Atualmente, Visiting Scholar na Universidade da Califórnia-Berkeley (2015/16). É Consultor Legislativo do Senado Federal, Pesquisador associado do LAPCIPP/UnB e Docente do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP. Vários trabalhos publicados sobre Políticas Públicas, Análise Econômica do Direito, Legística, Economia do Setor Público, Trabalho e Previdência. Foi agraciado com Prêmios do Tesouro Nacional e da Associação Latino Americana e Ibérica de Direito e Economia-ALACDE. É editor do site Brasil, Economia e Governo.

Pedro Fernando de Almeida Nery Ferreira

Pedro Fernando de Almeida Nery Ferreira

Mestre e Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília, com período sanduíche na Università degli Studi di Siena. É Consultor Legislativo do Senado Federal, na área de Economia do Trabalho, Renda e Previdência. Agraciado com o Edgardo Buscaglia Award on Empirical Research in Law and Economics (2013), conferido pela Associação Latino Americana e Ibérica de Direito e Economia (ALACDE). Tem publicações no blog Brasil, Economia e Governo, nos jornais Valor Econômico e O Estado de S. Paulo e em revistas especializadas.

Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP com Extensão em Psicanálise e Psicologia Econômica pela PUC-COGEAE-SP. Tem experiência como consultora e palestrante em Educação Financeira e Economia Comportamental. Lecionou Finanças Comportamentais e Economia Comportamental na FIPECAFI-USP e na PRACTA Treinamentos. Foi colunista do quadro “Comportamento” do Programa Economia e Negócios da Rádio Estadão ESPN. Autora de artigos científicos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. Suas linhas de pesquisa são: tomada de decisão intertemporal e intergeracional, auto-controle e estratégias de comprometimento, contabilidade mental, arquitetura de escolhas, neuroeconomia e saúde.”

Camila Campanhã

Camila Campanhã

Doutorado e Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social. Estágio de Doudorado no Laboratory of Neuromodulation da Harvard Medical School no Spaulding Rehabilitation Hospital (2012). Curso Principle and Practices of Clinical Researcher pela Harvard Medical School (2012). Participou do primeiro Summer School in Neuroeconomics na Heidelberg University (2010). Psicóloga pela UPM. Participou da criação do curso de especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada na UPM (2013), onde leciona como professora convidada; também é professora do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul. Pesquisa em Neuroeconomia sobre tomada de decisão social, confiança, empatia, altruísmo, julgamento moral e gênero.

Rafael Nunes Teixeira

Rafael Nunes Teixeira

Doutorando em Economia no Tinbergen Institute, Holanda, é graduado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em economia pela Universidade de Brasília. Suas áreas de pesquisa são: Economia Comportamental, Teoria da Decisão, Teoria dos Jogos e História do Pensamento da Economia Comportamental. Atualmente se dedica a investigar e modelar a percepção do dinheiro, anomalias nas preferências e o processo de categorização. Além disso, estuda e analisa as interações entre as diferentes vertentes de economia comportamental e teoria da decisão.

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Professora da FGV– Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), Departamento de Planejamento e Análise Econômica, aplicados à Administração (PAE). Possui mestrado em Economia – University of Amsterdam (1992). Atualmente ela é doutoranda em Administração Pública e Governo na FGV-EAESP. Trabalha desde 1999 na Escola de Administração de Empresas São Paulo da FGV, onde é professora assistente de economia. Tem artigos publicados em peer-reviewed periódicos internacionais, e vários capítulos de livros em inglês, português e holandês. Na sua pesquisa, utiliza tanto econometria aplicada e análise de series temporais, como métodos experimentais e comportamentais. Nas aulas utiliza, além do modelo tradicional de ensino, experimentos, debates e outros métodos inovadores, que lhe renderam recentemente dois prêmios por boas práticas no ensino e aprendizagem (2013 e 2014).

Gabriel Inchausti Blixen

Gabriel Inchausti Blixen

Economista graduado na Universidade da República (Uruguay), com especialização profissional em Finanças Corporativas, Estratégia e Economia Comportamental. Atualmente é diretor de um grande grupo sul-americano de proteína animal, e desenvolveu uma extensa carreira em em posições de liderança em empresas de grande porte no Uruguay, Paraguay e Brasil. É consultor em Economia e Negócios de organizações de grandes empresas no Uruguay e tem uma intensa carreira vinculada a meios de comunicação eletrônica no país, o que o levou a ocupar o cargo de Gerente Geral de um importante grupo de meios naquele país. É professor e conferencista em temas relacionados a Economia e Comunicação.

Renata Taveiros de Saboia

Renata Taveiros de Saboia

Economista formada há 25 anos pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP-1991). Certificada no Programa de Educação Executiva em Economia Comportamental aplicada a Marketing pela Yale University.Empresária há mais de 20 anos, Coach Integral pelo programa do Integral Coaching Canada (ICC), Palestrante em Educação Financeira e Neuroeconomia. Sócia da Female Consuting, empresa dedicada à promoção de saúde financeira via consultoria financeira, workshops, cursos e palestras. Co-idealizadora do programa “Vigilantes do Dinheiro”. Sob esta nova ótica comportamental, trabalha na promoção de uma forma diferenciada e inovadora de lidar com o dinheiro, tanto no âmbito privado quanto no mundo dos negócios. Atua na área de desenvolvimento pessoal há mais de 10 anos, oferecendo programas de mentoring individual e familiar.

João Francisco

João Francisco de Almeida Pinto

Economista graduado pelo Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa (2014), com cursos em Análise do Comportamento, Organizational Behavior Management e Economia Comportamental, entre outros. Foi co-fundador da Contra Ataque Inteligência e Marketing e é Analista de Planejamento no Group 1 Automotive. Seu interesse é em ciências comportamentais aplicadas a políticas públicas.

Colaboradores Internacionais

Zahra Murad

Zahra Murad

Economista comportamental do Azerbaijão, fez graduação e mestrado na Bilkent University na Turquia. Frequentou o programa Erasmus na Universidade de Tilburg, o que inflamou sua paixão por economia experimental e comportamental. Decidiu, então, vir para Nottingham que tem um dos melhores centros de economia experimental do mundo para fazer seu PhD. Sua dissertação é sobre como pessoas se autoavaliam com relação às suas habilidades absolutas e com relação às habilidades dos outros. Agora ela está trabalhando no projeto “Better for Less: Improving Productivity in Public Services” (“Melhor por Menos: Melhorando a Produtividade em Serviços Públicos”) na Universidade de Surrey e irá conduzir vários experimentos para testar como produtividade e motivação podem ser melhoradas em funcionários do serviço público.

Diogo

Diogo Gonçalves

Originalmente de Portugal onde obteve bacharelado em Psicologia Social do ISPA e mestrado em Estatística/Comportamento do Consumidor da Universidade NOVA. É atualmente candidato a PhD em Economia Comportamental e Experimental na Universidade de Tilburg/Países Baixos. Suas áreas de interesse são escolha individual sob incerteza, precificação e incentivos. Colabora com organismos do setor público no uso de ciência comportamental. Website: http://www.psychologytoday.com/blog/there-are-free-lunches

Hande Erkut
Linkedin Facebook

Hande Erkut

Candidata a PhD em Economia Comportamental e Experimental na Universidade de Maastricht, bacherel em Economia da Universidade de Bilkent, mestre em Filosofia e Economia pela Universidade Erasmus de Rotterdam e mestre em Economia Comportamental pela universidade de Nottingham. Suas áreas de interesse são preferências reveladas, normas sociais e teoria dos jogos.