Nossos Colaboradores

Colaboradores Nacionais

FAvila

Lattes Linkedin Facebook Twitter

Flávia Ávila

Fundadora da consultoria InBehavior Lab e do site EconomiaComportamental.org. Economista, mestre em Economia Comportamental pelo CeDEx – Centre for Decision Research and Experimental Economics UoN – um dos um dos principais centros de pesquisa em Economia Comportamental e Experimental da Europa. Possui mais de 15 anos de experiência prática em estudos experimentais sobre o comportamento humano, individual e em grupo, sendo 7 destes em posições corporativas em áreas de consultoria interna, planejamento de marketing e inteligência de preços de empresas de grande porte. Idealizadora e co-organizadora do “Guia de Economia Comportamental e Experimental” . Coordenadora do MBA em Economia Comportamental da ESPM, primeira pós-graduação no tema no Brasil, e professora da instituição.

Ana Maria Bianchi
Lattes

Ana Maria Bianchi

Professora aposentada da Universidade de São Paulo, onde ingressou em 1976 e obteve os títulos de livre docente e professora titular. Bacharel e licenciada em ciências sociais pela PUC de São Paulo, fez mestrado e doutorado em sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Suas linhas de pesquisa são metodologia econômica, história do pensamento econômico e economia comportamental. Publicou mais de 50 títulos, entre livros, capítulos e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Foi co-organizadora do “Guia de Economia Comportamental e Experimental”.

Roberta Muramatsu
Lattes Linkedin

Roberta Muramatsu

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1996) e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1999) e PhD em Economia pela Universidade Erasmus em Roterdã (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora em regime parcial no Insper São Paulo. Tem experiência na área de Economia e História do Pensamento Econômico, com ênfase em filosofia (metodologia) econômica e economia comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: a teoria da escolha, a relação mente e cerébro, as perspectivas da neuroeconomia, e as interações entre instituições, racionalidade e comportamento econômico. Tem artigos publicados pelo Journal of Economic Psychology, Journal of Economic Methodology, Revista de Economia ANPEC, Revista de Economia Política e Revista Estudos Econômicos.

Marcos Avila
Lattes

Marcos Avila

Ph. D. em Administração pela Stern School of Business, New York University, M.Sc. em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e B.Sc. em Engenharia de Produção também pela UFRJ. Professor Associado do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua em ensino e pesquisa, com foco nos seguintes temas: Behavioral Accounting, Pricing, Custos Gerenciais, Julgamento e Tomada de Decisão.

Silvinha Vasconcelos

Silvinha Vasconcelos

Doutora em Economia pelo PIMES/UFPE, Mestre em Economia Rural pela UFRGS  e Graduada em Economia pela UFJF, é atualmente Professora Associada da Faculdade de Economia da UFJF. Seus estudos recentes buscam relacionar os aspectos comportamentais de decisões com fins ilícitos, utilizando as contribuições da Teoria dos Jogos Comportamental.

Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar

Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar

Pós doutorado – Laboratory of Neuromodulation – Harvard University (2010), doutorado (2004) e mestrado (2000) pela FEA – USP (2004), graduação em Psicologia pela PUC-SP 1975). Pesquisadora e professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na graduação e no Programa de Pós-Graduação, ambos em Ciências Contábeis. Professora em curso de especialização na ECA-USP. Pesquisa temas relacionados ao processo decisório. Lidera projetos de pesquisa sob temas relacionados à decisão, com participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. É co-autora de livro. É autora de capítulo de livro. Desenvolve trabalhos de consultoria e de assessoria para empresas. Experiência profissional como gestora. Desenvolve trabalhos de consultoria.

Ana Carolina Trousdell Franceschini
Lattes Linkedin

Ana Carolina Trousdell Franceschini

Doutora e Mestre em Economia Comportamental e Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP-USP). Graduada em Ciências Econômicas (Universidade Estadual Paulista – UNESP) e em Psicologia (USP), possui MBA em Finanças Corporativas (FIA/USP) e especialização em Negociação (FGV-SP). Experiência profissional em Fusões e Aquisições de Empresas e derivativos estruturados, no Brasil e Estados Unidos. Professora da ESPM e do Reed College (Portland, OR, Estados Unidos), onde desenvolve pesquisa experimental sobre os efeitos da aversão a perdas (impostos e cortes salariais) sobre comportamentos de trabalhar e consumir, utilizando um procedimento de economias de tokens.

Felipe Augusto de Araujo
Lattes Linkedin

Felipe Augusto de Araújo

Doutorando em economia na University of Pittsburgh. Graduado em economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Suas áreas de pesquisa são: economia experimental, economia comportamental, desenvolvimento econômico e microeconomia. Atualmente se dedica a investigar como motivações não-pecuniárias (reciprocidade, altruísmo, etc.) interagem com motivações pecuniárias (ganho financeiro) em diferentes contextos.

Diogo Conque Seco Ferreira
Lattes

Diogo Conque Seco Ferreira

Pós doutoral na Tilburg University, Holanda, em 2013/2014, com estudos em Psicologia Econômica. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Ciências do Comportamento (2008), também pela Universidade de Brasília, com ênfase em estudos sobre o comportamento do consumidor. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação, e Psicologia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação do comportamento econômico, efeitos de contexto sobre julgamento e tomada de decisão e o uso de Dilemas Sociais na investigação de comportamento humano complexo.

Bernardo Nunes

Bernardo Nunes

Doutor em Economia pela Universidade de Stirling, Mestre em Finanças pela Nova School of Business and Economics e Mestre em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS, Bernardo é um entusiasta da combinação entre ciência comportamental, análise de dados e inovações digitais para melhorar o comportamento do consumidor e sua situação financeira. Ele ajuda entidades reguladoras e empresas privadas a obter insights de seus dados e transformá-los em decisões empiricamente informadas. Bernardo é gestor de investimentos aprovado pela certificação de Gestores Anbima – CGA desde 2009.

Guilherme Lima

Guilherme Lima

MBA pela Universidade da Carolina do Norte – Chapel Hill (2001). Bacharel em Engenharia de Produção pela UFRJ (1996). Sócio-fundador da Ponto Futuro Consultoria Estratégica. Consultor de empresas desde 2000, com foco em projetos de estratégia, planejamento, desenvolvimento de negócios e marketing quantitativo para empresas em diferentes segmentos, em especial no setor de energia, serviços financeiros e de meios de pagamento. Mentor do módulo REP para o curso de graduação em Administração de Empresas do Insper entre 2013 e 2014. Professor da cadeira de “Pensamento Crítico” para os programas customizados da Educação Executiva do Insper. Membro do Conselho de Administração da Viver Incorporadora e Construtora. Atuou, entre outras empresas, na A.T. Kearney, Roland Berger, MasterCard e Shell Brasil.

Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP com Extensão em Psicanálise e Psicologia Econômica pela PUC-COGEAE-SP. Tem experiência como consultora e palestrante em Educação Financeira e Economia Comportamental. Lecionou Finanças Comportamentais e Economia Comportamental na FIPECAFI-USP e na PRACTA Treinamentos. Foi colunista do quadro “Comportamento” do Programa Economia e Negócios da Rádio Estadão ESPN. Autora de artigos científicos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. Suas linhas de pesquisa são: tomada de decisão intertemporal e intergeracional, auto-controle e estratégias de comprometimento, contabilidade mental, arquitetura de escolhas, neuroeconomia e saúde.”

Camila Campanhã

Camila Campanhã

Doutorado e Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social. Estágio de Doudorado no Laboratory of Neuromodulation da Harvard Medical School no Spaulding Rehabilitation Hospital (2012). Curso Principle and Practices of Clinical Researcher pela Harvard Medical School (2012). Participou do primeiro Summer School in Neuroeconomics na Heidelberg University (2010). Psicóloga pela UPM. Participou da criação do curso de especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada na UPM (2013), onde leciona como professora convidada; também é professora do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul. Pesquisa em Neuroeconomia sobre tomada de decisão social, confiança, empatia, altruísmo, julgamento moral e gênero.

Rafael Nunes Teixeira

Rafael Nunes Teixeira

Doutorando em Economia no Tinbergen Institute, Holanda, é graduado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em economia pela Universidade de Brasília. Suas áreas de pesquisa são: Economia Comportamental, Teoria da Decisão, Teoria dos Jogos e História do Pensamento da Economia Comportamental. Atualmente se dedica a investigar e modelar a percepção do dinheiro, anomalias nas preferências e o processo de categorização. Além disso, estuda e analisa as interações entre as diferentes vertentes de economia comportamental e teoria da decisão.

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Professora da FGV– Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), Departamento de Planejamento e Análise Econômica, aplicados à Administração (PAE). Possui mestrado em Economia – University of Amsterdam (1992). Atualmente ela é doutoranda em Administração Pública e Governo na FGV-EAESP. Trabalha desde 1999 na Escola de Administração de Empresas São Paulo da FGV, onde é professora assistente de economia. Tem artigos publicados em peer-reviewed periódicos internacionais, e vários capítulos de livros em inglês, português e holandês. Na sua pesquisa, utiliza tanto econometria aplicada e análise de series temporais, como métodos experimentais e comportamentais. Nas aulas utiliza, além do modelo tradicional de ensino, experimentos, debates e outros métodos inovadores, que lhe renderam recentemente dois prêmios por boas práticas no ensino e aprendizagem (2013 e 2014).

Gabriel Inchausti Blixen

Gabriel Inchausti Blixen

Economista graduado na Universidade da República (Uruguay), com especialização profissional em Finanças Corporativas, Estratégia e Economia Comportamental. Atualmente é diretor de um grande grupo sul-americano de proteína animal, e desenvolveu uma extensa carreira em em posições de liderança em empresas de grande porte no Uruguay, Paraguay e Brasil. É consultor em Economia e Negócios de organizações de grandes empresas no Uruguay e tem uma intensa carreira vinculada a meios de comunicação eletrônica no país, o que o levou a ocupar o cargo de Gerente Geral de um importante grupo de meios naquele país. É professor e conferencista em temas relacionados a Economia e Comunicação.

Renata Taveiros de Saboia

Renata Taveiros de Saboia

Economista formada há 25 anos pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP-1991). Certificada no Programa de Educação Executiva em Economia Comportamental aplicada a Marketing pela Yale University.Empresária há mais de 20 anos, Coach Integral pelo programa do Integral Coaching Canada (ICC), Palestrante em Educação Financeira e Neuroeconomia. Sócia da Female Consuting, empresa dedicada à promoção de saúde financeira via consultoria financeira, workshops, cursos e palestras. Co-idealizadora do programa “Vigilantes do Dinheiro”. Sob esta nova ótica comportamental, trabalha na promoção de uma forma diferenciada e inovadora de lidar com o dinheiro, tanto no âmbito privado quanto no mundo dos negócios. Atua na área de desenvolvimento pessoal há mais de 10 anos, oferecendo programas de mentoring individual e familiar.

 

Juliana Brecianini

Currently works at the Front Office at the World Bank in Brasília. I assist the Operations Manager for Brasil with Portfolio monitoring and other general matters. Focal point for the Mind, Behavior and Development Unit (eMBeD) in Brazil and have been involved in a number of projects containing behavioral components. One of the organizers of the Rede BsB-Economics – Meetup em Economia Comportamental in Brasilia. I am passionate about Behavior Economics and Behavioral Sciences and consider myself very Blessed to be around incredible BE professionals and to be able to apply behavior insights in my job and in my personal life. I am doing a MBA in Behavior Economics in ESPM.

Linkedin

João Francisco

João Francisco de Almeida Pinto

Economista graduado pelo Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa (2014), com cursos em Análise do Comportamento, Organizational Behavior Management e Economia Comportamental, entre outros. Foi co-fundador da Contra Ataque Inteligência e Marketing e é Analista de Planejamento no Group 1 Automotive. Seu interesse é em ciências comportamentais aplicadas a políticas públicas.

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Antonio Claret Campos Filho

Antonio Claret Campos Filho é psicólogo e mestre em Psicologia Social pela UFRJ. Concluiu o Doutorado em Saúde Pública na área temática de formulação e implementação de políticas públicas pela ENSP/Fiocruz. Integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia, ocupou diversos cargos na Administração Pública. Atualmente, está vinculado à Enap, onde ministra cursos e participa de projetos relacionados à aplicação das ciências comportamentais a políticas públicas.Antonio Claret Campos Filho é psicólogo e mestre em Psicologia Social pela UFRJ. Concluiu o Doutorado em Saúde Pública na área temática de formulação e implementação de políticas públicas pela ENSP/Fiocruz. Integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia, ocupou diversos cargos na Administração Pública. Atualmente, está vinculado à Enap, onde ministra cursos e participa de projetos relacionados à aplicação das ciências comportamentais a políticas públicas.

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Ana Carolina Guimarães

Há 10 anos atuando com Gestão para Resultados, atualmente na Consultoria Falconi. Tenho um olhar para Economia Comportamental voltado para aplicação aos negócios. Engenharia Agrícola e Administradora por formação e Mba em Economia Comportamental.

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Caroline Paranayba

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Euroamericana (UNIEURO). Desde 2016 é Diretora de Benefícios do Programa Bolsa Família (PBF), no Ministério da Cidadania (MC), liderando estratégias de modernização dos processos de gestão de benefícios, governança avançada e inovação em políticas públicas, além das plataformas de comunicação e atendimento a +14 milhões de famílias beneficiárias do PBF. Desde 2014, conduz as estratégias de Educação Financeira para famílias de baixa renda, coordenando a participação do MC no desenvolvimento de tecnologias socioeducacionais, a partir de conceitos da Psicologia e Economia Comportamental, da imersão na realidade do cidadão e da participação social na construção de soluções. Conduz, ainda, a implementação da estratégia de Educação Financeira “Futuro na Mão”, tendo capacitado +800 profissionais em aproximadamente 300 municípios, em 24 estados, para atender 150 mil famílias do PBF até o fim de 2020.

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Cláudia Pires

Publicitária e Cientista Social, com pós graduação em Marketing em Berkeley (USA) e na FIA/USP de Economia Comportamental e Tomada de Decisão, MBA em negócios no Insper e MBA Gestão para sustentabilidade na FGV. Atuou durante 20 anos no mundo corporativo em empresas como: BASF, Dana, Quaker e PepsiCo gerenciando marcas, estratégia de negócios e sustentabilidade. Fez alguns projetos especiais para o Santander, GPA, Natura, Nestlé, Heineken e Brasil Kirin. Começou a empreender a so+ma, um negócio de impacto, em 2015. Reconhecida como profissional da ODS 12 da agenda 2030 da ONU pela Virada Sustentável e reconhecida com menção honrosa na categoria impacto social pela PE&GN. Em 2019 a so+ma foi a startup vencedora na América do Desafio Global Plastics Challenge Acumen-Unilever” e em 2020 do Global Natura Innovation Challenge”.

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Flora Finamor Pfeifer

Cientista comportamental e coordenadora de conteúdo na Movva. Mestranda em Administração Pública e Governo pela FGV e economista pela FEA USP. Co-fundadora e organizadora do Grupo de Estudos em Economia Comportamental (G.E.E.C.). Trabalhou por dois anos no programa de ciências comportamentais da Prefeitura de São Paulo, parte do (011).lab, o laboratório de inovação em governo.

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Isabella Paschuini

Isabella Paschuini é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Isabella atuou por mais de 5 anos em fintechs como Vérios e Neon, onde foi responsável pela estratégia de conteúdo e desenvolveu iniciativas para incentivar as pessoas a adquirirem hábitos de poupança e investimentos. Atualmente, cursa pós-graduação em Neurociência e Psicologia Aplicada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, estuda e pesquisa sobre comportamento financeiro e tomada de decisão. Cursou também Planejamento Financeiro Pessoal (Associação Planejar) e Behavioral Design (Irrational Labs).

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Marcelo Justus

Marcelo Justus é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Tem mestrado e doutorado em economia aplicada pela Universidade de São Paulo (2012), e atuou como cientista visitante na Harvard University em 2018. É professor de estatística e econometria na graduação e pós-graduação do Instituto de Economia da Unicamp. Idealizador, coordenador e professor do curso de especialização (extensão universitária) em Direito e Economia da Unicamp. Foi diretor acadêmico (2019) e atualmente é membro do conselho acadêmico da Associação Brasileira de Direito e Economia. Tem dezenas de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de economia e áreas correlatas.

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Marcelo Katz

Médico Cardiologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fundador da BOSS Health, empresa de consultoria voltada para a área de engajamento em saúde. Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo, Master of Health Science in Clinical Research pela Duke University, tendo publicado mais de 40 artigos em periódicos internacionais nas áreas de Cardiologia, Gestão em Saúde e Ciência comportamental. Nos últimos 10 anos vem se dedicando ao estudo da ciência comportamental aplicada a prática clínica, tendo orientado alunos de Mestrado e Doutorado no programa de Pós-graduação do Hospital Israelita Albert Einstein. É membro efetivo da ESPACOMP – International Society for medication adherence. Atualmente exerce atividade assistencial como médico cardiologista, além de atuar como educador, palestrante, mentor e advisor em ciência comportamental aplicada a saúde, engajamento de pacientes e adesão terapêutica.

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Rafael Jordão

Psicólogo formado pela Universidade de Uberaba, possui MBA em Economia Comportamental pela ESPM, é mestrando em psicobiologia pela USP-RP na linha de comportamento econômico. Contribui para o site Geekonomics, Jornal da Manhã e Economiacomportamental.org. consultor convidado do InBehavior Lab, possui interesse em escolha intertemporal, tomada de decisão em gestão e nudges principalmente voltado para políticas públicas e saúde. Atualmente é psicólogo organizacional na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e professor de Economia Comportamental em pós graduação de Gestão de Pessoas.

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Ricardo Lins Horta

Doutor em Direito (UnB), Mestre em Neurociências e Bacharel em Direito (UFMG). Pesquisador visitante no Département d’Études Cognitives (DEC) da École Normale Supérieure, em Paris. Integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) federal. Ocupou vários cargos de Assessoria e Chefia de Gabinete na Presidência da República, no Ministério da Justiça e no Conselho Nacional de Justiça, especializando-se em gestão de políticas de justiça e cidadania e em elaboração normativa. Tem interesse nas áreas de Economia Comportamental, Neuropsicologia, Neurodireito, Psicologia Evolucionista, Julgamento e Tomada de Decisão, e Políticas Públicas Baseadas em Evidências.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1044955971496851
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ricardo-lins-horta-131268143/
Academia.edu: https://ufmg.academia.edu/RicardoHorta
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Ricardo_Horta2
Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=LNtRS-IAAAAJ&hl=pt-BR&oi=sra

Jolanda Eline Ygosse Battisti

Verônica Feder Mayer

Verônica Feder Mayer é professora associada da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). É bacharel em comunicação social e publicidade (UFF), possui MBA em marketing e mestrado em administração de empresas pela Escola de Pós-Graduação em Negócios COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante seu doutorado em administração (COPPEAD/UFRJ) desenvolveu parte de sua pesquisa nos EUA sob a supervisão do Prof. Kent B. Monroe, da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign, aprofundando seus estudos sobre comportamento, psicologia dos preços e economia comportamental. Recebeu bolsa de pós-doutorado CAPES/PNPD (2018-2019) para desenvolver pesquisas sobre economia comportamental aplicada ao turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Verônica foi coordenadora do bacharelado em turismo da UFF de 2015 a 2018, atualmente é vice-coordenadora do Mestrado em Turismo – PPGTUR, além de ser pesquisadora líder do LABCONS – Laboratório de Estudos Comportamentais em Turismo. Foi eleita em 2019 como vice-diretora da ABRATUR – Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil para o biênio 2019/2021. Possui anos de experiência em Educação Executiva e atuou em instituições de excelência no Brasil, como a Fundação Getúlio Vargas, o Instituto COPPEAD/UFRJ, a Escola de Negócios Ibmec, entre outros. Palestrante em eventos nacionais e internacionais tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Como consultora, participou do desenvolvimento de projetos para grandes organizações brasileiras e multinacionais. Áreas de pesquisa: marketing, consumo e novas tecnologias no turismo; economia comportamental aplicada ao turismo; bem-estar subjetivo em turismo e hotelaria.

Rafaela Bastos

Presidente da Fundação João Goulart – Gestora Pública, Geógrafa, especialista em Gerenciamento de Projetos, Economia Comportamental e Branding.

Como gestora pública federal, no setor energético, executou projetos de sistemas de informações geográficas, análises espaciais e territoriais e mapeamento temático para licenciamento ambiental. Na gestão pública municipal, atuou com planejamento estratégico, portfólio e gestão estratégica em governos. Nas Olimpíadas e Paralimpíadas 2016 coordenou o planejamento e a operação de conservação da cidade do Rio de Janeiro no Centro de Operações Rio. Atualmente, exerce a função de Economista Comportamental para Políticas Públicas e atua no desenvolvimento de lideranças em servidores públicos municipais do Rio de Janeiro e Niterói. Coordena os projetos da primeira Unidade de Nudge governamental do país, a NudgeRio, além de desenvolver metodologias para a gestão do conhecimento no Brasil. Na área de Branding tem se especializado em projetos para instituições culturais e carnavalescas e, no setor público, em projetos para políticas e instituições públicas e criou o coletivo Brand-Aid, parceria com o IED-Rio, iniciativa de voluntariado para aumentar a visibilidade e o potencial competitivo de instituições e empresas que impactam positivamente o seu campo de atuação, aumentando o bem-estar subjetivo da sociedade e para os profissionais de Branding permitir a criação de portfólio. Coordenou a equipe de conteúdo do Economia Comportamental.Org, organização pioneira nos estudos de ciências comportamentais do país. Atua em projetos de educação e empreendedorismo com ênfase em processo criativo, pesquisa estratégica, economia comportamental e branding para a facilitação de jovens, principalmente,

Colaboradores Internacionais

Zahra Murad

Zahra Murad

Economista comportamental do Azerbaijão, fez graduação e mestrado na Bilkent University na Turquia. Frequentou o programa Erasmus na Universidade de Tilburg, o que inflamou sua paixão por economia experimental e comportamental. Decidiu, então, vir para Nottingham que tem um dos melhores centros de economia experimental do mundo para fazer seu PhD. Sua dissertação é sobre como pessoas se autoavaliam com relação às suas habilidades absolutas e com relação às habilidades dos outros. Agora ela está trabalhando no projeto “Better for Less: Improving Productivity in Public Services” (“Melhor por Menos: Melhorando a Produtividade em Serviços Públicos”) na Universidade de Surrey e irá conduzir vários experimentos para testar como produtividade e motivação podem ser melhoradas em funcionários do serviço público.

Diogo

Diogo Gonçalves

Originalmente de Portugal onde obteve bacharelado em Psicologia Social do ISPA e mestrado em Estatística/Comportamento do Consumidor da Universidade NOVA. É atualmente candidato a PhD em Economia Comportamental e Experimental na Universidade de Tilburg/Países Baixos. Suas áreas de interesse são escolha individual sob incerteza, precificação e incentivos. Colabora com organismos do setor público no uso de ciência comportamental. Website: http://www.psychologytoday.com/blog/there-are-free-lunches

Hande Erkut
Linkedin Facebook

Hande Erkut

Candidata a PhD em Economia Comportamental e Experimental na Universidade de Maastricht, bacherel em Economia da Universidade de Bilkent, mestre em Filosofia e Economia pela Universidade Erasmus de Rotterdam e mestre em Economia Comportamental pela universidade de Nottingham. Suas áreas de interesse são preferências reveladas, normas sociais e teoria dos jogos.