Blog

yale som2

Imagem 1 – Edward P Evans Hall – School of Management – Yale. Fonte.

A economia comportamental é uma área polêmica de estudo. Há aqueles que acreditam que a área que traz uma contribuição importante além da economia clássica e outros que acreditam que, por não generalizar seus resultados, torna-se difícil de ser aplicada de maneira prática e consistente1.

Talvez até por conta dessa polêmica a Economia Comportamental gera tanto interesse. O que chamou a minha atenção foi a aproximação da economia clássica com a psicologia, mostrando como falhas em nosso modo de pensar nos levam a tomar decisões que nem sempre são as melhores para nossa prosperidade, isto é bem ilustrado em livros como Nudge (Richard Thaler).

Foi no meio dessas descobertas que surgiu uma oportunidade de realizar um intercâmbio de uma semana na School of Management (SOM) da Universidade de Yale (Imagem 1). A universidade é terceira instutição de ensino mais antiga dos Estados Unidos e fica na cidade de New Haven (Connecticut), Estados Unidos2. Entre os feitos mais recentes da escola está a condecoração de um de seus professores com o Nobel da Economia (Robert Schiller, 2013)3.

O nome do programa de intercâmbio é Global Network for Advanced Management (GNAM). O GNAM foi criado pelo reitor da escola de negócios de Yale, Sr. Edward A Snyder.  Edward defende que o cenário de negócios hoje é global e, dessa maneira, as escolas de negócio devem se unir para formar um currículo de estudos  e compartilhamento de informações entre os países. No Brasil a única escola a participar da rede é a Fundação Getúlio Vargas.

O programa foi formado por cinco dias de estudos com aulas pela manhã e pela tarde, os assuntos foram:

Considero o programa uma boa introdução ao tema de Economia Comportamental. Porém, aqueles que já estudaram ou leram sobre o assunto podem se frustrar com o nível de superficialidade em que os temas são abordados, afinal os professores tinham somente 3 horas para suas exposições.

Outro aspecto relevante do intercâmbio foi o networking realizado com os 67 alunos das escolas participantes dos países Brasil, Turquia, China, Espanha e Estados Unidos (Imagem 2). Compartilhamos vários momentos para estreitar os laços e ouvir pontos de vistas de diferentes culturas. Também realizamos visitas a Bolsa de Valores de Nova Iorque, agência de notícias Bloomberg, banco de investimento Goldmann Sachs e a casa de leilões Sotheby’s. A turma brasileira mantêm contato até hoje, mais de um ano após o intercâmbio!

Caso você deseje mais detalhes sobre cada uma dessas aulas basta acessar o meu blog: Vida Acadêmica, no tag GNAM!

yalegroupImagem 2 – 67 alunos de universidades de 5 países diferentes na primeira semana GNAM em Yale, New Haven, Estados Unidos.

Fontes:

1- Mais sobre esse debate pode ser visto na matéria do Financial Times.

2- Yale @ Wikipedia

3- Robert Schiller @ SOM Yale

 


Tags: ,

Envie seu Comentário