Blog

Os dias 12 e 13 de agosto foram extremamente importantes para a nossa área apesar de ter passado despercebido de alguns. Nesse dia ocorreu o 6º encontro de economia e finanças comportamentais na Faculdade Getúlio Vargas em São Paulo. E aqui trago um breve relato deste encontro.

Apesar deste ser o meu primeiro encontro na área, já tinha “spoilers” dos anos anteriores de que este costuma ser um encontro de um grupo não muito grande, porém empenhado, em promover estudos na área. E este ano não foi diferente dos relatos que tive de antemão, nossa área continua sendo restrita e ainda temos um longo terreno para caminhar até se popularizar de vez com eventos com 200, 300 pessoas. Como costumo dizer, o livro Rápido e Devagar ficou muito tempo como best-seller, mas quantos que compraram de fato leram o livro?

Claudia Yoshinaga, uma das organizadoras do evento.

O congresso em si era formado em sua maioria por economistas, contadores, professores de diversas áreas afins, como administração, porém senti falta de psicólogos, sendo o único que encontrei fui eu mesmo, o autor deste texto. Esta área que possui estudos seminais em de Kahneman e Tversky parece ter se descolado dessa disciplina e em muito estar sendo desbravada por outros. Os participantes se mostravam solícitos para debater os temas o que enriquecia muito o ambiente.

Para aqueles que não estão familiarizados, os painéis eram apresentados pelos pesquisadores em um tempo de 15 minutos, e então um debatedor (que havia recebido o artigo com antecedência) demonstrava pontos fracos, sugestões e elogios a pesquisa que fora apresentada anteriormente.

O encontro iniciou com dois trabalhos  interessantes. No primeiro o autor investigou o fator de atenção nas transações na bolsa de valores, utilizando como o parâmetro as vendas de ações até 20 mil reais, fator que faz o indivíduo pagar ou não impostos nas suas transações. E demonstrou uma análise muito interessante dos dados que obteve.

O segundo trabalho, do mesmo autor, foi por muitos que conversei considerado um dos mais interessantes do evento. O autor analisou todas as transações de “Traders” na bolsa de valores em um dado período e constatou que de todos que estavam nesse meio apenas uma minoria ínfima, cerca de 8 pessoas em um universo de milhares, conseguem auferir algum rendimento de fato. O ponto é interessante de ser visto uma vez que são proliferados cursos de “traders” na internet, e há forte apelo pelo imaginário de se trabalhar um computador em uma praia fazendo seu dinheiro render.

Quanto a isso faço um comentário:

“Um ponto interessante, é que ao demonstrar esses dados para colegas que fazem esse tipo de intervenção na bolsa, eles costumam negar. O fato de mostrar que os dados estão contra o que eles vêm estudando pode gerar um desconforto chamado dissonância cognitiva, e essa informação pode muito bem ser ignorada e esquecida daqueles que querem essa vida, Kahneman já comentava sobre o efeito da ilusão da habilidade que pode muito bem ser vista nesse ambiente”. Fica uma sugestão de pesquisa.

Os estudos que seguiram as apresentações costumavam fazer referências a pesquisas importantes na nossa área e vislumbrando novos desbravamentos. Jogo do ultimato e o feito da percepção de sorte, pressão temporal e a influência da desonestidade utilizando a tarefa das matrizes são alguns dos estudos apresentados. A relação dos estudos está no link ao final.

Outras duas palestras que chamaram a atenção foram os casos da Anbima e da Heineken. O primeiro vem fazendo um trabalho de mapeamento e releitura de fundos para o público leigo em geral demonstrando que a burocratização e muitos termos técnicos acabam por complicar e desmotivar as pessoas de se interessarem por esses produtos.

A outra apresentação foi o caso de uma marca de bebida, em que com intervenções e Nudges em bares, eles conseguiram incríveis 25% de redução de consumo de bebida alcóolica e direção. As intervenções passavam por comprometimento social, entre outros que se mostraram muito efetivos. Veja no vídeo abaixo como foi:

Ao final, o congresso foi proveitoso mas mostra que é uma área que ainda vai precisar de muita disseminação para que os próximos o público seja ainda maior. Fiquem atentos pois ano quem vem tem mais. E esperamos a presença de muitos seguidores para trocarmos informações e conteúdo.

Observação final: O pãozinho com carne seca e catupiry nos coffee breaks estavam excelente, Ponto para a organização. 

https://cef.fgv.br/sites/cef.fgv.br/files/arquivos/progamfinal.pdf

 

Equipe EC.org no 6 Encontro e Economia e Finanças Comportamentais

Envie seu Comentário