Blog

Indivíduos são, antes de mais nada, humanos. E como humanos, fazem duas coisas: são otimistas no planejamento e, paradoxalmente, inconsistentes na execução. Esse gap entre intenção e ação é observado no comportamento das pessoas, pois faz parte da natureza humana.

Parar de fumar, economizar para aposentadoria, fazer exercícios regularmente, ter uma alimentação saudável, ser mais produtivo, voltar a estudar, e ter mais tempo para família são alguns exemplos de objetivos aos quais os indivíduos se propõem, mas, muitas vezes, têm dificuldade de agir de forma consistente para alcançar.

Por que se comportam de tal forma? O que explica o afastamento da racionalidade nessas situações?

O grande “vilão” está dentro de cada um e se chama autocontrole. Em sua essência, o conceito de autocontrole é um tanto paradoxal e só o deixa de ser a partir do momento em que se admite a presença de dois sistemas internos que atuam com interesses conflitantes. Planejador Otimista e Executor Míope, é assim que os economistas comportamentais Thaler e Shefrin (1981) abordam os dois sistemas, os dois egos do homem econômico. Enquanto o planejador de longo prazo procura maximizar a utilidade em função do tempo, uma sequência de executores míopes se preocupa somente com a experiência imediata.

Questões que demandam autocontrole cercam as pessoas a todo momento e aparecem geralmente quando as escolhas e suas consequências são separadas no tempo, ou seja, quando custo e benefício estão distantes um do outro (por exemplo, exercitar-se e ter uma dieta regrada acarreta custos agora e benefícios futuros). O conflito interno contraditório entre gratificação imediata versus recompensa futura, junto ao otimismo de que amanhã seremos pessoas melhores, afasta as pessoas de uma escolha racional e as leva a procrastinar.

No intuito de entender melhor o aludido comportamento e, ao mesmo tempo, trabalhar o gap intenção-ação nas pessoas, ajudando-as a se manterem comprometidas com seus objetivos, criou-se o Do it Today. Em formato de grupo, o projeto contempla quatro encontros, em que cada participante elege um objetivo individual importante que vem procrastinando e, aplicando insights da Economia Comportamental, são encorajados a alcançá-los.

Foco nas conquistas diárias e acompanhamento do progresso são essenciais para o sucesso. Por isso, no Do it Today, cada participante assina um “contrato de comprometimento” onde, além de definir o objetivo, também se especificam as ações necessárias para realizá-lo. O progresso individual é verificado por meio de reportes semanais durante os encontros.

Moral Fiber Reminder, Channel Factor, Loss Aversion e Social Norms são as técnicas comportamentais aplicadas no programa. O código de honra do Do it Today representa o lembrete da fibra moral e do comportamento honesto que é esperado de cada participante. A cada encontro, o participante é convidado a relembrar o código de honra que assinou, na intenção de evitar reportes que não condizem com a realidade.

O nudge fatores de canal (Channel Factors) é aplicado na forma de um cronograma semanal, no qual as pessoas planejam detalhadamente as atividades relacionadas ao seu objetivo, sempre levando a própria agenda de compromissos aos encontros para evitar que haja conflitos na programação.

O poder e a influência do viés de aversão à perda é transformado em um desafio monetário no Do it Today. Os participantes são convidados a fazer apostas em dinheiro referentes aos resultados esperados de cada semana de projeto.  Toda vez que um participante reporta que não cumpriu com suas atividades semanais, deve trazer consigo ao encontro o valor da aposta. No fim do projeto, destina-se a quantia aos doers – participantes que tiveram sucesso em todas as semanas do projeto – ou para uma instituição de caridade escolhida pelo participante.

Por fim, as intervenções de normas sociais. Cada participante escolhe um monitor para acompanhar seu progresso no projeto, e esse monitor assumirá um papel de motivador e fiscalizador. A segunda intervenção é o próprio grupo; tal formato acontece essencialmente para uma finalidade: incitar o comportamento de rebanho ao comunicar o que grande parte do grupo faz e, consequentemente, o que é socialmente aceitável. Se um participante percebe que os outros estão cumprindo com suas atividades, ele também o fará.

O propósito do Do It Today é oferecer um método através do qual o planejador deliberativo de cada pessoa possa restringir seu executor impulsivo e, assim, promover a realização de intenções individuais.

O projeto é baseado em uma plataforma eletrônica desenvolvida por acadêmicos de Yale (www.stickk.com), que buscaram desenhar um programa sistemático que possibilita trabalhar com uma grande variedade de interesses e leva em consideração as tendências de autossabotagem do comportamento humano.

Um estudo para fins acadêmicos levou Gabriela Hoffmann a criar o Do it Today. Partiu de um experimento piloto realizado com jovens empreendedores em um espaço colaborativo na cidade de Curitiba. A motivação desse trabalho inicial foi constatar evidências empíricas e observar o comportamento da amostra em relação aos mecanismos aplicados.

Entender que procrastinar faz parte da natureza humana e poder constatar que metade dos participantes estava há seis meses deixando para “amanhã” objetivos que consideravam significativos, potencializou a relevância do projeto. As intenções eram das mais diversas categorias (alimentação saudável, saúde e estilo de vida, carreira, projeto pessoal, e educação e conhecimento) e os resultados mostraram que 90% dos participantes atingiriam seus objetivos de modo satisfatório.

O duelo entre os dois sistemas internos acontece a todo momento, na tomada de decisões rotineiras ou mesmo nas mais esporádicas escolhas.  Reconhecer as limitações humanas e aceitar um “empurrãozinho” na direção desejada trará resultados mais prósperos a todos.

E você, o que tem deixado para amanhã?

Visite a página do projeto no Facebook: Do it Today

Sobre a autora:

Gabriela Hoffmann é entusiasta e ávida aprendiz na área de Economia Comportamental. Tem formação em business pela FAE Centro Universitário, MBA em Inteligência de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), curso em Economia Comportamental pela Universidade de Toronto e estuda Neurociência aplicada a gestão na ISAE FGV.

 

 

 

Envie seu Comentário